Dashboard Meta Ads
- Luiz Angelo
- 2 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
É possível acessar o dashboard aqui: Relatório de resultados - Meta Ads
Qual problema foi resolvido?
Muitos gestores de tráfego, ao apresentar o desempenho das campanhas de marketing da Meta, frequentemente recorrem ao uso de capturas de tela do gerenciador. No entanto, essas capturas de tela são limitadas em termos de profissionalismo e abrangência. Com esse contexto em mente, foi proposta a criação de um relatório dedicado à apresentação e análise do desempenho das campanhas ao longo do mês, permitindo a comparação entre a última semana de setembro e as três primeiras semanas de outubro, marcadas por uma significativa alteração no orçamento.
O dashboard apresentado exibe dados reais e não alterados, sendo construído com o auxílio da plataforma LookerStudio, uma ferramenta de fácil acesso e gratuita. Os dados em questão foram disponibilizados por um cliente de minha consultoria em Marketing Digital que utiliza a plataforma Meta Ads para promover um e-commerce de roupas em todo o território brasileiro. Para preservar o anonimato, os nomes das campanhas e conjuntos de anúncios foram anonimizados, e a fonte dos dados permanecerá confidencial. Além disso, optou-se por um relatório estático em vez de um com atualização em tempo real, garantindo a confidencialidade dos resultados atuais do anunciante.
O propósito fundamental deste dashboard é apresentar de forma abrangente os resultados mensais da gestão de tráfego. Isso possibilita que o proprietário do negócio avalie o impacto do investimento realizado por meio do Meta Ads e a eficácia do gestor de tráfego.
O relatório permite que o cliente filtre os resultados de acordo com o objetivo da campanha, nome da campanha e se a campanha estava ativa ou inativa no momento da criação do relatório. Abaixo uma amostra de uma análise dos resultados da primeira semana de Outubro:

Principais observações:
O aumento no gasto permitiu um aumento significativo no faturamento, sem uma mudança drástica no ROAS (Retorno sobre o investimento nos anúncios).
Métricas como CPR, CPM e CTR tiveram um aumento pequeno em outubro comparando a última semana de setembro, mostrando que ainda não foi alcançado nível de Plateu nos resultados.
A estratégia de diversos conjuntos e campanhas ativas trouxe resultados positivos.
O click-through-rate, ou taxa de clique no link, flutuou entre 2 e 3% durante o período, essa métrica permite estimar o quão apelativo os criativos são para audiência. Nesse sentido, os criativos estão com uma performance acima do que a média esperada para e-commerces na plataforma (entre 1% e 2%)
Apenas 0,06% das impressões do anúncio se concretizaram em uma venda. Apesar de esse número poder parecer baixo para aqueles que não estão familiarizados com tráfego pago, esse é um valor comum para anunciantes.
Biblioteca de dados:
Campanhas: Número de campanhas analisadas durante o período
Conjunto de Anúncios: Número de conjuntos de anúncios analisados durante o período
Gasto: Valor utilizado nas campanhas em reais (R$)
ROAS: Retorno sobre investimento em publicidade em porcentagem.
Faturamento: Valor adquirido bruto.
CPR: Custo por resultado adquirido em reais (R$)
CPM: Custo por mil impressões
Impressões: Quantas vezes algum anúncio foi vinculado em algum dispositivo.
Alcance: Número de pessoas alcançadas com a campanha.
Engajamentos com a públicação: Número de vezes que alguém interagiu com uma publicação anunciada na plataforma
Resultados: Número de resultados adquiridos (pode variar de acordo com o objetivo da campanha, por exemplo, vendas e engajamento sem resultados diferentes)
Cliques: Número de cliques no link (Call-To-Action) do anúncio
CPC: Custo por mil cliques
Comments